was successfully added to your cart.

Cases

Usina Cerradão adquire redução de custos e agilidade no trabalho com drones

By 15 de janeiro de 2019 No Comments

Usina Cerradão, Frutal – MG — Foto: Bem Agro

A Usina Cerradão contratou os serviços da Bem Agro de voo (levantamento), geração de arquivos (linhas para colheita mecanizada de cana-de-açúcar) e relatórios (falhas de plantio) a fim de promover redução de custos e rentabilidade. O serviço foi feito em duas etapas, sendo a primeira delas uma prova conceito, para avaliação da usina e dos serviços prestados pela Bem Agro, e, a partir da aprovação e validação técnica dos nossos serviços, foi realizado uma segunda etapa, na qual foi realizada em parceria com o Anselmo, Engenheiro Ambiental da TERRA Assessoria Ambiental e Topografia, um dos credenciados do estado de Minas Gerais da Bem Agro.

Ao todo foram voados mais de 2.500 hectares, sendo estas áreas próprias da usina e áreas de produtores parceiros.

A equipe técnica da Bem Agro, em parceria com o credenciado, ficou responsável por todo o planejamento das operações, organização dos planos de voos e identificação do período ideal para realização do voo. Além disso, foi realizado todo o processamento de dados, geração dos mosaicos e dos produtos finais (mapas de falhas e linhas de colheita). O credenciado foi responsável por toda a parte de campo, realização dos voos e coleta de pontos de apoio.

Mapa de Falhas de Plantio (cana-de-açúcar)---Usina-Cerradão-por-Bem-Agro

Mapa de Falhas de Plantio (cana-de-açúcar) da Usina Cerradão gerado pela Bem Agro (via DroneDeploy)

Vantagens do relatório de linhas de colheita (cana-de-açúcar):

A partir do resultado do relatório de linhas de colheita é possível analisar o comprimento de linhas plantadas e esperadas, bem como a diferença entre elas. Além disso, outros grandes benefícios deste relatório são: Automação de colheita mecanizada de cana-de-açúcar em áreas onde não foram plantadas utilizando pilotos; Análises em áreas com declives muito altos; Diminuição do pisoteio das soqueiras, principalmente, em plantios com idade de corte avançados, onde a linha projetada não bate mais com a linha sulcada, evitando-se assim grandes perdas.

Para a cultura da cana, este projeto é crítico para adoção de piloto automático.

Contratamos primeiramente o serviço de mapeamento de linhas e falhas de plantio da Bem Agro para analisarmos algumas áreas de cana que pegamos de um fornecedor e não foram plantadas com piloto automático, para calcularmos indenização de soqueira e no futuro colhermos com piloto automático.
Após vermos o resultado e qualidade do serviço, geramos uma nova demanda de levantamento de falha de plantio da própria usina, com intuito de mensurar as falhas, comparar diferentes equipamentos e qualidade do plantio. Após os relatórios gerados, sugiram demandas de replantio de algumas áreas em específico, onde a equipe de campo já vai para a área com os mapas determinando os locais com necessidade de replantio. Isso facilitou o dimensionamento da equipe e agilidade do trabalho, diminuindo o custo e tempo de uma operação cara e demorada.

Otávio QueirozCoordenador de Originação da Usina Cerradão
Náthalie Caram

Author Náthalie Caram

More posts by Náthalie Caram

Leave a Reply