was successfully added to your cart.

Artigo

Benefícios do cálculo de Altimetria por Mapeamento Aéreo

By 4 de dezembro de 2018 No Comments

O relatório de altimetria é um dos relatórios adicionais disponibilizados pela Bem Agro que estão revolucionando a agricultura de precisão. Além da precisão e acurácia oferecida pelo mapeamento aéreo, este método é muito mais eficiente. Você sabe quais são os benefícios de se produzir mapas de altimetria através da captura de imagens por drone?

A análise tradicional de elevação do terreno e curvas de nível era realizada com tratores e topógrafos, ou seja, muito tempo era desperdiçado percorrendo todo o terreno para fazer os cálculos. Já com as tecnologias de drones e softwares, o plano de voo é feito bem como o planejamento da disposição dos pontos de controle para delimitar o terreno e, após o voo, as imagens são processadas para a elaboração do mosaico da imagem. Com o mosaico pronto, o arquivo de imagem é exportado e o shapefile das curvas de nível do terreno estudado. Em seguida, é realizado o mapa final com a imagem (classificada em níveis de elevação segundo os pontos captados no momento do voo) e as curvas de nível com as devidas cotas altimétricas do terreno.

Altimetria e curva de nível

 

Benefícios

Esse procedimento proporciona eficiência no levantamento de áreas para a implantação de culturas, maior detalhamento no levantamento em campo, maior segurança técnica para a tomada de decisão das operações agronômicas e mecanizadas futuras, diminuição dos riscos envolvidos no tráfego das máquinas junto à tecnologia do piloto automático e a mitigação do passivo ambiental e risco criminal com erosão.

Lucratividade

Comparando os resultados dos métodos convencionais ao emprego de drones para fins de levantamento topográfico, percebe-se uma grande economia de tempo e recursos financeiros. Um ótimo exemplo foi o projeto realizado em uma área de 60 hectares em uma usina de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Abaixo estão dados comparativos feitos em uma área de 60 hectares em uma Usina de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Enquanto o método convencional de levantamento topográfico levava 16 horas para ser concluído, com o drone todo o processo ficou pronto dentro de 4 horas apenas e com uma economia de cerca de 70% nos gastos.

Tabela de Lucratividade

POR: GIOVANA FARIA
Giovana Faria

Author Giovana Faria

More posts by Giovana Faria

Leave a Reply